MEU NOVO LIVRO: "POR ENTRE ESPINHOS" 1ªEDIÇÃO

PREFÁCIO Ao ser convidado pelo meu caríssimo filho em Cristo, Márcio Matos eu fiquei surpreso, pois eu estava em peregrinação aos Santuários Marianos na Europa. E quando o ele me falou do que se tratava logo procurei colocar em oração aos pés da Virgem Santíssima que apareceu em Fátima aos três pastorzinhos e em Lourdes a Santa Bernadete e quando comecei a ler o livro, a cada página me surpreendia com a simplicidade e a riqueza de citações dos santos padres da Igreja e de outros santos e santas que caminharam entre espinhos. O presente livro tem como meta nos levar a um caminhar numa busca de autoconhecimento e por vezes perceber também os tantos desafios que possam vir a surgir seja na vida de leigos ou religiosos ou de pessoas que ainda não se depararam com os apelos da fé, em que o próprio Deus venha a exigir de nós algo a mais que não tenhamos coragem de buscar ou até de arriscar em nome Dele. Nesse ano em que a Igreja na pessoa do Papa Bento XVI nos propõe como o Ano da Fé (2012-2013) tenho a certeza de que quando lerem vão poder mergulhar de maneira simples, mas intensa no campo da fé aonde o autor nos leva ao Deus que nos criou por amor e que esse amor é exigente, e ele também nos fala desse Deus como um Pai que faz as vezes de mãe, presente na dor, no sofrer e que fará despertar em nós a confiança diante de todo esse peregrinar entre espinhos. Um Deus que corrige e que educa, mas que também acalenta e afaga, mas que para isso nos convoca a uma experiência da dor. Na experiência do deserto o autor nos convida a fazer como que um passeio pelas sagradas escrituras e meditar com os profetas e o povo do antigo testamento a termos a certeza do caminhar de Deus entre nós homens e que precisamos fazer renuncias para viver o seguimento. Quando nos fala da cruz, nos convida a irmos além de nossas capacidades e sofrimentos cotidianos e como o bom ladrão querermos estar no paraíso que vai bem além da vida futura e que pode começar no hoje das nossas vidas, e também que essa cruz possa causar em cada um dos leitores a conversão e o desejo de mudança, pois entre espinhos podem surgir bonitas flores para ornamentar o jardim de Deus que já começa em nossa caminhada aqui na terra rumo ao céu. Que todos os que lerem esse livro possam fazer como Maria, a peregrina do Senhor, a qual escolher vir ao nosso encontro como intercessora e como Mãe, não em lugares de destaque ou longe do sofrimento, mas Ela nos ensina em Fátima o caminho do sacrifício e da piedade e em Lourdes a experiência mística da fé entre os espinhos da vida de tantos sofredores que esperam com grande anseio o Cristo assim como Santa Bernadete a qual a Virgem afirmou numa de suas aparições: - "Não prometo tornar-te feliz neste mundo, mas no outro".
Pe José Roberto Pereira Paróquia Nossa Senhora da Consolação Diretor Espiritual para a RCC – Arquidiocese de SP